Olá.

Seja bem vindo ao mundo do varejo. Aqui você encontra ideias, inspirações e as últimas tendências do mercado.

Aerie: A Submarca que Virou Loja. Combatendo a Imposição de Padrões de Beleza

Aerie: A Submarca que Virou Loja. Combatendo a Imposição de Padrões de Beleza

A imposição de padrões de beleza (bastante irreais) pela mídia e marcas de moda vem sido discutida e criticada há muitos anos. Já foi mais do que comprovado que diversos problemas relacionados à imagem e auto-estima são altamente influenciados pelas imagens que vemos todos os dias em revistas, outdoors, perfis do Instagram, filmes, etc. 

Agora, o que acontece quando uma marca resolve tirar as discussões dos livros, jornais e redes sociais e transformá-las em ação, em core business e estratégia de marketing?

Foi assim que a Aerie passou de submarca à loja exclusiva com crescimento de 21% das vendas no último ano (enquanto que a marca mãe obteve um crescimento de 0.4%).

Pra quem não sabe, a Aerie surgiu em 2006 como submarca da American Eagle, marca americana de roupas para o público jovem (concorrente da Abercrombie). Foi o nome dado para a coleção de lingeries e pijamas femininos da AE.

A Aerie começou a ganhar destaque há uns três anos com a campanha Aerie Real que defende a beleza feminina natural. Nenhuma das fotos das modelos da Aerie são retocadas. Exibem corpos de jovens normais com diferentes tipos físicos e etnias. O ideal de beleza da Aerie é completamente o oposto da Victoria's Secret por exemplo, e foi assim que a marca conquistou seu público alvo: mulheres entre 15 e 21 anos.

Hoje, já são mais de 100 lojas exclusivas da Aerie e outras 76 junto com lojas American Eagle nos EUA e Canadá, com planos de expansão para 2017. No final do ano passado, foi aberta uma concept store da Aerie no Soho em Nova York (essa que vocês veem nas fotos).

O ponto do Soho é temporário e está servindo como "laboratório" para a flagship que será aberta na cidade até 2018. Eu fui a primeira vez na Aerie logo na semana da inauguração e os brindes e promoções estavam a todo vapor. A loja inteira estava com 50% de desconto, meias de inverno estavam sendo distribuídas na porta, as sacolas de papel foram substituídas por sacolas reutilizáveis, e por ai vai.

Sobre a loja, os highlights são:

  • A decoração super feminina e aconchegante, com sofás, frases motivacionais, tapetes etc. Obs: a decoração mudou completamente com a chegada da coleção primavera/verão.
  • Foco nos provadores. Os provadores foram feitos para se tornarem uma sala de interação, com decoração inspirada por quartos de adolescentes, onde mães e amigas podem sentar no sofá enquanto aguardam.
  • Carregadores de celular portáteis. Uma mesinha em um dos lounges da entrada tem uma pilha de carregadores de celular que você pode usar enquanto faz suas compras na loja.
  • Loungewear: o foco em roupas confortáveis para usar "em casa" e ainda se manter arrumada é um dos maiores sucessos da marca, isso sem falar nos famosos bralettes (sutiãs de renda sem armação), que são o carro chefe da marca.
  • Estação de customização de embalagens de presentes. Qualquer compra pode ser embalada para presente e customizada pela própria cliente em um carrinho com fitas e pompons de tricô coloridos.
  • Suporte à mulheres empreendedoras. A Aerie do Soho inclui também produtos como arranjos de flores, jóias e detergente de roupas ecológico de empresas criadas exclusivamente por mulheres.
  • Reserve online e prove na loja. Quer ganhar tempo na hora de fazer as compras? Na Aerie você pode escolher produtos online e reservá-los para provar na loja até o final do dia seguinte.

Resumindo, a Aerie é um exemplo de marca que deu certo por entender e saber se comunicar com seu público alvo. Os varejistas de sucesso no futuro serão aqueles com foco, identidade e atendimento ao cliente excepcionais.

Deixem seus comentários!! 

GIF Calcados 728x90

   

Flying Tiger: A Loja que Tem Tudo o que Você Sempre Quis

Flying Tiger: A Loja que Tem Tudo o que Você Sempre Quis

Coach: Excelência em Customer Service

Coach: Excelência em Customer Service