Olá.

Seja bem vindo ao mundo do varejo. Aqui você encontra ideias, inspirações e as últimas tendências do mercado.

12 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre a Nova Loja da Sephora na 5ª Avenida

12 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre a Nova Loja da Sephora na 5ª Avenida

Eles - 728 x 90

Quem nunca ouviu falar na Sephora? A category killer francesa dos produtos de beleza e líder mundial do mercado de maquiagens e cosméticos. Parte do conglomerado de marcas de luxo LVMH, a Sephora opera em torno de 2.300 lojas em 33 países, incluindo o Brasil.

O sucesso da Sephora, porém, não se resume ao fato desta conter várias das melhores marcas de maquiagens, perfumes e cosméticos do mercado com os melhores preços. O sucesso da marca se deve a uma união de fatores, incluindo: serviços diferenciados, inovações tecnológicas e estratégias de varejo bem aplicadas.

Na última sexta-feira, a Sephora inaugurou a sua mais nova flagship na 5ª Avenida em Nova York, localizada na esquina da rua 47 com a 5ª, a nova loja substitui a anterior, também localizada no mesmo quarteirão. A nova loja é basicamente a união de todos os serviços, experiências e tecnologias que a Sephora vem testando há algum tempo em lojas isoladas, no aplicativo para celular e no site da marca.

Eu estive na loja no dia da inauguração, então imaginem o movimento! Mas, mesmo com a quantidade de pessoas, ainda tive uma experiência bastante positiva. Confira agora as 12 características da nova loja da Sephora que todo varejista precisa conhecer:

1. Beauty Studio

O Beauty Studio presente em praticamente todas as lojas da marca, é o espaço reservado para serviços de beleza e maquiagem. Eles oferecem serviços rápidos e gratuitos como aplicação de cílios postiços, retoque na sobrancelha ou partes da maquiagem. Por exemplo, aplicação de delineador, ou base, ou sombra, etc. Não é necessário marcar horário.

Loja Sephora 5a Avenida New York

2. Displays Interativos e Informativos

Uma das melhores características da loja está na qualidade dos displays de produtos. Produtos de beleza que requerem maior informação sempre estão apresentados ao lado de imagens e explicações sobre as funções do produto. É como se a loja estivesse conversando com o cliente o tempo todo. Os novos testes em telas touchscreen (perfumes e tipo de pele), são também uma ótima forma de coletar dados para análise de mercado. O consumidor preenche uma pesquisa sem nem notar.

Loja Sephora 5a Avenida New York

A imagem mostra o resultado do meu teste de tom de pele e os produtos sugeridos.

3. Color IQ

O Color IQ é um rápido teste feito por uma vendedora da loja para determinar o seu tom de pele e assim determinar o tom da base/corretivo adequado para você. Com um aparelho que parece uma câmera fotográfica, a vendedora "escaneia" duas partes do seu rosto e o aparelho mostra na tela abaixo o número do seu tom de pele seguido das sugestões de produtos para você. Se quiser, a vendedora te mostra aonde encontrar os produtos recomendados e faz o teste na sua pele. Experiência 100% personalizada! 

4. Beauty on the Fly

Uma das estratégias mais inteligentes, na minha opinião, nas lojas da Sephora está na sessão Beauty on the Fly, as prateleiras que acompanham a extensão da fila do caixa com diversas miniaturas de produtos. Estratégia muito usada por supermercados, colocar 'coisinhas' baratas ao alcance das pessoas enquanto estas aguardam na fila é uma ótima forma de conseguir vendas por impulso e, de repente, transformar a compra da miniatura em uma compra do produto tamanho normal.

5. Personalização de vidros de perfume

Esta é uma novidade da nova loja. Eles tem uma máquina que grava palavras em vidros de perfume. Na compra de um vidro grande de perfume, o serviço é gratuito e só funciona com alguns vidros específicos. Eis aqui a forma que a Sephora encontrou de integrar personalização no seu conceito de varejo.

6. Estúdio de fragrâncias

Outra novidade da flagship da 5ª avenida é o Fragrance Studio, um balcão com os diferentes tipos de aromas de perfume, suas características e alguns perfumes que fazem parte de cada 'família.' Ao lado, uma tela touchscreen oferece um teste para determinar o tipo de perfume mais adequado para a pessoa e/ou situação. Após o teste, o computador faz a sugestão de produtos e permite que a pessoa sinta o aroma através de um dispositivo ao lado da tela.

Maquiagens 728x90

7. Espelhos Inteligentes

Na sessão de batons e cílios postiços da marca própria da Sephora, o consumidor encontra espelhos inteligentes, chamados de 'virtual artists,' os espelhos mostram o produto aplicado na pessoa em frente ao espelho. Basta escolher uma cor de batom ou tipo de cílios na prateleira e escanear o produto no espaço ao lado do espelho e você verá a sua imagem com o batom/cílios escolhidos. O aplicativo para celular da Sephora já incluía esta função, que agora foi também adicionada a experiência de compra física.

8. Estúdio de Cuidados da Pele

Na mesma linha do Beauty Studio e do Fragrance Studio, o Skincare Studio é a área reservada aos produtos de cuidado da pele. Lá também é possível realizar um teste em uma tela touchscreen para determinar seu tipo de pele e produtos adequados para sua necessidade. Há também especialistas disponíveis para dar dicas de cuidados com a pele e oferecem serviços gratuitos de peeling e hidratação faciais.

9. Design de Sobrancelhas

Na parte superior da loja foi aberto um estúdio de design de sobrancelhas da Anastasia Beverly Hills, marca de cosméticos e salão famoso de Los Angeles. É preciso agendar com antecedência o serviço. Aqui, novamente vemos o conceito de "one-stop shop," resolva tudo relacionado a beleza em um lugar só (como a loja da Ray-Ban que tem um consultório oftalmológico dentro).

10. Aulas gratuitas

Outro serviço oferecido pela Sephora já há algum tempo são as aulas de maquiagem. Eles oferecem diversos tipos de aulas de auto-maquiagem gratuitas e com horário marcado para membros do programa fidelidade deles. A novidade da flagship está nos tablets colocados junto a espelhos em um balcão aonde os clientes podem sentar e fazer aulas online. Basta escolher o tipo da aula, por exemplo, "como aplicar delineador," pegar uma amostra de produto da loja que queira testar, e seguir os passos do vídeo. A loja é literalmente a "Disney da beleza." 

11. Atendimento

Impecável e super personalizado. Como eu disse, a loja estava bastante lotada o dia que eu fui e, ainda assim, uma vendedora me acompanhou durante todo o processo, realizou o teste de tom na minha pele, me mostrou diferentes produtos, realizou amostras, me ofereceu outras opções, perguntou qual era a faixa de preço que eu procurava e assim em diante. Ao final do atendimento, ela entrega um papel com o nome dela e um link para realizar uma pesquisa online e concorrer a um prêmio de U$250 (pequeno incentivo para conseguir feedback). 

12. Programa de Fidelidade

O programa de fidelidade da Sephora, pra mim, é um dos melhores que existe. Cada compra acumula pontos que podem ser trocados por amostras de produtos. No aniversário, o cliente ganha uma miniatura de algum produto da loja e, dependendo do seu "status" o programa de fidelidade da direito a aulas, serviços e eventos exclusivos na loja, além de outras vantagens. É basicamente uma forma de sempre fazer a cliente conhecer e testar novos produtos e, possivelmente, torná-la uma consumidora frequente.

que acharam sobre a forma como a Sephora aplicou diversas tendências de varejo em uma loja só? Experiência, tecnologia, personalização, atendimento diferenciado... Como aplicar tudo isso em outros tipos de loja e categorias de produtos? Deixem seus comentários!

Banner 728x90

     

iPic Cinema: Conceito 5 Estrelas, Serviço Nem Tanto

iPic Cinema: Conceito 5 Estrelas, Serviço Nem Tanto

Philadelphia Flower Show: Eventos, B2B e Varejo

Philadelphia Flower Show: Eventos, B2B e Varejo