Olá.

Seja bem vindo ao mundo do varejo. Aqui você encontra ideias, inspirações e as últimas tendências do mercado.

Jo Malone London e a Arte do Branding das Marcas de Luxo

Jo Malone London e a Arte do Branding das Marcas de Luxo

B01 728x90

"Bem ou atividade que não é considerado necessário, mas gera conforto ou prazer," eis um dos significados da palavra luxo no dicionário Aurélio.

No varejo, o conceito de luxo é utilizado, normalmente, como justificativa para a venda de produtos a preços mais altos, devido a certas características que agregam valor aos objetos e/ou serviços.

Luxo é sinônimo de status e exclusividade. Para as marcas, demanda investimento, atenção a detalhes, serviços exclusivos, produtos de qualidade e, ainda mais importante, associação a determinado lifestyle. Pensemos: o que faz marcas como Chanel, Mercedes, Rolex e Louis Vuitton, marcas de luxo? Tradição? Qualidade? Design? Preço? Exclusividade? Serviço? Todos estes fatores (entre outros) são essenciais para o desenvolvimento de branding das marcas de luxo.

Jo Malone London
Jo Malone London

Um grande exemplo de posicionamento de marca de luxo é o nosso case da semana: a Jo Malone London, a marca inglesa de fragrâncias que conquistou fãs pelo mundo e entrou no mesmo patamar de produtos-desejo, que bolsas Chanel, por exemplo.

A Jo Malone abriu as portas em 1994 em Londres com a proposta de oferecer fragrâncias simples e ao mesmo tempo sofisticadas que podem ser usadas por homens, mulheres e em ambientes. O slogan da marca é "For her. For him. For the home" (Para ela. Para ele. Para a casa).

Jo Malone London

Hoje, a Jo Malone conta com 27 perfumes pessoais, destes 27 aromas, 15 podem ser encontrados em hidratantes corporais, velas aromáticas, óleos de banho, sabonetes, aromatizadores de ambiente, difusores, entre outros.

O principal diferencial da marca está na proposta de combinação de fragrâncias. Os aromas simples são feitos para serem combinados entre si como forma de personalização dos perfumes. No site, eles fazem sugestões de combinações de fragrâncias para efeitos mais "quentes" ou "frescos" e na loja existe o serviço de consultoria, que determina qual a combinação de aromas mais indicado para cada tipo de pessoa. 

Jo Malone London

Além do serviço de 'consultoria de fragrâncias' a Jo Malone também oferece serviços de personalização de aromas para casamentos, desenvolvido de acordo com as flores e a decoração da festa.

Tirando a qualidade excepcional dos produtos e aromas únicos, a concepção de luxo associada a Jo Malone está nos detalhes. Da decoração das lojas aos rótulos dos produtos, tudo é impecável e com identidade visual consistente. As embalagens já são verdadeiros presentes. Os produtos vem embalados em papel de seda aromatizado com a icônica fragrância "Lime Basil & Mandarin", dentro das já famosas caixas bege fechadas com fita preta.

Jo Malone London

Enfim, receber um presente Jo Malone, ou se auto-presentear com um produto da marca se tornou uma experiência de luxo. A beleza, a qualidade, o atendimento, o ambiente, o status, a embalagem. Tudo isso faz com que pagar R$ 300 em uma vela aromatizada talvez não pareça assim tão absurdo...

E ai, na sua opinião, quais as marcas de luxo que realmente fazem jus ao termo e valem o preço que custam? Quais não? Deixe seu comentário!

B01 728x90

American Girl Place: o Paraíso das Bonecas

American Girl Place: o Paraíso das Bonecas

A La Mousse: A Patisserie Asiática Especializada em Sobremesas de Matcha

A La Mousse: A Patisserie Asiática Especializada em Sobremesas de Matcha