Fleux Paris: o paraíso dos amantes de design e decoração
Entrar na Fleux é quase como descobrir o mundo paralelo onde se escondem todas as “cool kids”. É tipo mágica mesmo, você entra lá e automaticamente já se sente mais descolado e antenado em meio a tudo o que há de mais legal quando se fala em decoração, design e utensílios domésticos. Ok, talvez eu esteja exagerando um pouco, mas o fato é: dá pra gastar umas boas horas se perdendo entre as seis lojas que ocupam a Rue Sainte-Croix de la Bretonnerie, no coração do bairro do Marais, em Paris.
Fundada em 2005 pelo arquiteto Luc Moulin e o designer de flores Gaëtan Aucher, a Fleux surgiu com o objetivo de se tornar um local de encontro, onde impertinência e poesia dão vida a objetos. Um lugar para fugir do óbvio e encontrar itens especiais, daqueles que não se encontra em qualquer canto. De xícaras, vasos e itens decorativos a móveis e produtos de beleza sustentáveis, a loja reúne uma seleção incrível de marcas locais e internacionais sempre se propondo a misturar o supérfluo ao luxuoso de forma coerente, criativa e atrativa para os olhos.
A marca começou sua história como uma única loja de itens de decoração na Rue Sainte-Croix de la Bretonnerie, situada em um dos bairros mais descolados da capital francesa, o Marais. Hoje, são seis. Todas espalhadas pela mesma rua e cada uma com foco em um tipo de produto - tem a de itens de decoração, a de móveis, a de cosméticos e até uma com coisas para crianças, tudo sempre misturando minimalismo e extravagância de um jeito único e cheio de elegância.
Ocupando quase um quarteirão inteiro, a Fleux resolveu explorar uma forma menos comum de expansão. Em vez de sair espalhando pequenas lojas por aí, resolveu concentrar os esforços e se tornar referência e destino. Seja para curiosos, clientes, apaixonados por design e decoração ou até quem busca referências e inspiração. Afinal, uma visita nunca será igual a anterior - as lojas se renovam sazonalmente com o objetivo de sempre trazer o que há de mais atual rolando. Estratégia que também cria o famoso senso de urgência, não garantir um item que amou no ato pode significar não encontrar mais ele lá da próxima vez.
Apesar de ser ainda uma loja bastante analógica, pensando em termos de tecnologias e inovações de varejo, a Fleux é de certa forma também uma prova que as lojas físicas podem manter sua relevância sem necessariamente se encherem de gadgets e invenções mirabolantes. O segredo aqui está na curadoria, na criatividade, na inovação e no bom gosto. Tornar-se referência e destino de inspiração também é uma forma de fazer varejo com sucesso.
A Fleux é uma daquelas lojas para se perder sem procurar nada específico e, assim, achar algo que se queria muito e nem sabia. Se tiverem a oportunidade de ir a Paris, é sem dúvidas uma parada obrigatória.