Olá.

Seja bem vindo ao mundo do varejo. Aqui você encontra ideias, inspirações e as últimas tendências do mercado.

Petrossian NYC: a butique do caviar

Petrossian NYC: a butique do caviar

Você sabe o que é caviar? Como já dizia Zeca Pagodinho, “nunca vi, nem comi, eu só ouço falar”. Iguaria gastronômica entre as mais caras do mundo, as tais das ovas de esturjão, vivem mais no imaginário geral, do que efetivamente nos pratos da grande maioria das pessoas. Mas, para uns poucos privilegiados, existe até loja especializada em caviar. Foi na minha última ida a Nova York que descobri a mais nova butique da Petrossian no Meatpacking District - ali do ladinho do Chelsea Market.

Desde 1920, quando foi fundada em Paris pelos irmãos Melkoum e Mouchegh Petrossian, a Petrossian se propõe a servir caviar da melhor qualidade em suas lojas e restaurantes ao redor do globo. A iguaria original é coletada do esturjão, espécie de peixe encontrada no Mar Cáspio, localizado entre o sudeste da Europa e o oeste da Ásia, e leva cerca de oito anos para a produção de 1,2kg - alguns peixes podem levar até 20 anos para se desenvolver. Tá explicado o preço salgado?

Voltando para a butique da Petrossian, e aqui chamo por esse nome por ser uma loja pequena e especializada em um determinado artigo fino, o lugar é o verdadeiro paraíso para os amantes da gastronomia. Apesar de pequena em tamanho, a loja passa o ar luxuoso que seus produtos requerem.

Da latinha de caviar única que vem dentro de uma caixa que poderia facilmente conter uma joia de diamantes aos kits de “pic nic” completos, passando por talheres e apetrechos de cozinha especiais até chegar a variedades raras e caríssimas de caviar, a loja da Petrossian é verdadeiramente uma loja de luxo voltada para os apreciadores da iguaria. Quanto aos preços, a partir de U$60 dá para garantir uma latinha das ovas e, daí em diante, o céu é o limite - um presente de alguns milhares de dólares é fácil de encontrar por lá.

Mais do que a apresentação dos produtos, o luxo oferecido pela Petrossian está em todas as etapas de produção da marca - da seleção cuidadosa das ovas buscando sempre manter um padrão, a forma como são armazenadas, embaladas, servidas e distribuídas. Tudo é feito com extremo cuidado e atenção aos detalhes. Segundo eles, até hoje, são os membros da família Petrossian que provam as “safras” de caviar para garantir o padrão.

A frase dita por Armen Petrossian, atual dono da marca, define bem a importância do fator artesanal para as marcas de luxo: “os melhores artigos de couro não fazem uma bolsa Hermès. As melhores uvas de Champagne não produzem Dom Pérignon, nem os melhores ovos de esturjão produzem caviar Petrossian. Nada disso existe sem o talento do artesão, ou melhor, do artista”.

Um ótimo exemplo para pensar sobre diferenciação. Sua marca pode até não ser de luxo, mas sempre vale o exercício de pensar o que você faz/tem/oferece que é único perante os seus concorrentes. Em tempos de padronização, quem se faz único, é rei.

Quais outras lições podemos aprender com marcas de luxo tradicionais como a Petrossian? Me conta aqui nos comentários!

Crew Cafe e Coworking Montreal: o futuro do trabalho? Para quem ainda tem home office

Crew Cafe e Coworking Montreal: o futuro do trabalho? Para quem ainda tem home office