Dyson e a arte de transformar objetos ordinários em alta tecnologia
Uma empresa que começou com um homem visionário e inquieto que, na busca por produtos mais eficientes, vem revolucionando o mercado dos eletrodomésticos.
Vamos falar sobre a Dyson hoje?
Eu poderia ficar aqui horas escrevendo sobre a empresa como um todo. A Dyson é exemplo em vários quesitos, incluindo gestão, inovação, planejamento e responsabilidade social. Os produtos são pensados levando-se em consideração o impacto ambiental, a empresa tem programas de formação de mão de obra capacitada, assim como incentivos para jovens que se interessem por engenharia e tecnologia. Enfim, esse é um breve resumo para vocês terem noção do tipo de administração que estamos falando.
Agora, vamos ao que nos interessa verdadeiramente:
Como a Dyson trouxe toda essa tecnologia e inovação para o varejo?
Tive a oportunidade de conhecer a loja da marca na Quinta Avenida em NY e preciso dizer que nunca antes fiquei tão empolgada com aspiradores de pó, purificadores de ar e secadores de cabelo como nesse lugar. Se você pensou logo nas lojas de eletrodomésticos gigantes, super iluminadas e cheias de informações que estamos acostumados por aqui, pode esquecer. A Dyson elevou a experiência de comprar um aspirador de pó à um outro nível.
Planejada como se fosse uma galeria de arte, a loja da 5th Avenue é o exemplo do potencial que o varejo físico tem de agregar valor ao produto. Afinal, querido leitor, as lojas do futuro são aquelas que oferecem o que o virtual não vai conseguir substituir: a sensação tátil, a interação humana, a experiência, o encantamento.
Com isso em mente, imagine luminárias, secadores de cabelo, purificadores de ar e aspiradores de pó apresentados como se fossem verdadeiras obras de arte - com direito a iluminação especial, telas de LED mostrando todas as features do produto e até “performances” dos vendedores. Isso mesmo, presenciei um vendedor mostrando um dos purificadores de ar no melhor estilo show de mágica e acredite, você sai de lá convencido de que precisa de um daqueles aparelhos.
Um dos carros-chefe (e sonho de consumo do público feminino) da marca é o secador de cabelo Dyson Supersonic que, além de ter um design impecável e nada parecido com os secadores que conhecemos, promete um aparelho muito menos barulhento do que qualquer outro, mais leve, ergonômico, menos agressivo aos fios e couro cabeludo e ainda por cima mais potente. Tecnologia pura.
Foco em um design inteligente e minimalista, investimento em tecnologia, alta engenharia e uma busca constante para transformar e melhorar objetos que as outras empresas vêm se contentando em fazer sempre igual, eis parte da fórmula de sucesso da Dyson. Os produtos são caros, porém o valor agregado é altíssimo - não existe ninguém no mercado fazendo igual ou melhor.
Quem lembra do meu post sobre a Sugarfina e a tendência da “gourmetização” das coisas? Da mesma forma que a Sugarfina transformou balinhas de gelatina em verdadeiros itens de luxo, a Dyson fez com os eletrodomésticos - uma mistura de marketing, design e tecnologia muito bem aplicados e direcionados ao público-alvo.
Encerro aqui trazendo à tona o nosso clássico questionamento sobre o futuro do varejo. Cada vez mais chego à conclusão de que existem muitos caminhos para se “chegar lá”, e cabe a cada um de nós - empreendedores, marketeiros, vendedores, lojistas, administradores - identificar formas de alcançar o próximo nível. Seja através de experiências, tecnologia, inovações ou reinvenções, não importa. A única regra é nunca se contentar e estar sempre em busca de formas de melhorar e se transformar.
Compartilhem suas ideias, pensamentos, inquietações nos comentários!