Urban Outfitters Herald Square e o Conceito 'Shop-in-Shop'
Com 217 lojas ao redor do mundo, a Urban Outfitters (UO) abriu as portas em 1972, na Philadelphia (EUA), como uma loja de roupas e objetos de decoração de estilo 'boêmio'. A "Urban," como é chamada pelos jovens americanos, é a marca do grupo URBN (que também tem no portfólio as marcas Anthropologie, Free People, BHLDN, Terrain e Vetri) voltada para a geração dos Millenials.
O estilo da Urban já foi descrito, entre outros, como boêmio, vintage, retrô e hipster. Eu diria que todas as descrições se encaixam. Seus consumidores, na faixa dos 18-30 anos, são aqueles mesmos que transformaram marcas como Hollister e Abercrombie & Fitch em fenômenos mundiais. Eles procuram lojas que ofereçam mais do que as últimas tendências da moda, lojas que tenham identidade, que representem um lifestyle.
Com isso em mente, pode-se dizer que a flagship store da Urban Outfitters da Herald Square em NY é a representação máxima do lifestyle da marca. Com mais de 5.000 metros quadrados, a UO Herald Square utiliza o conceito de 'shop-in-shop' ("loja dentro de loja"), para criar uma espécie de mundo a parte. A ideia é fazer com que as pessoas passem o máximo de tempo possível dentro da loja.
Além das roupas, acessórios, cosméticos, objetos de decoração, livros, eletrônicos e discos de vinil que já fazem parte do mix normal das lojas da Urban, a loja da Herald Square ainda conta com café, salão de beleza, seção de fotografia, seção de camping e estação de conserto de bicicletas. Tudo isso sem falar do departamento de beleza que é quase do tamanho de uma loja da Sephora. Dá ou não dá pra passar um dia inteiro lá dentro?
Pra mim, uma das principais características da Urban Outfitters e talvez a responsável por boa parte do sucesso exponencial da marca, chama-se consistência. O estilo, a atmosfera e o ambiente são inconfundíveis, não importa em qual das 217 lojas você está. Decoração rústica estilo industrial, mistura de objetos de decoração com bijouterias, livros e peças de roupa, marcas próprias e marcas mundiais. Tudo o que tem de mais cool em um único lugar.
A UO tem também a coleção "Renewal" que vende peças feitas a partir de tecidos vintage ou reciclados. Além das roupas recicladas, boa parte dos cosméticos vendidos nas lojas são de linhas orgânicas e sustentáveis. Características que tem como alvo a tendência "consciente" que vem crescendo entre as últimas gerações.
Agora, na sua opinião, o modelo de negócio da Urban Outfitters é passageiro assim como foi o da Abercrombie ou é uma tendência do varejo que veio para ficar? Deixe seu comentário!