5 Motivos para ficar de olho na Allbirds
Já ouviu falar da Allbirds?
A marca direct-to-consumer que, segundo a revista Time vende "os sapatos mais confortáveis do mundo", merece a sua atenção. Confira a seguir os cinco motivos para ficar de olho e aprender com a Allbirds:
1. Qualidade e design
A Allbirds não foi criada para ser só mais uma marca de tênis e sapatos casuais. A empresa surgiu com um questionamento do neozelandês, Tim Brown: "porque a lã merino, material de altíssima qualidade e com uma série de vantagens, não é usada na indústria de sapatos?". Em busca de uma solução, Tim se juntou ao engenheiro, Joey Zwillinger, para desenvolver a fibra de lã merino que daria origem aos tênis da Allbirds.
O objetivo era criar um tênis extremamente confortável, de alta qualidade, com design atraente e produzido de forma sustentável. O resultado foram quatro modelos unisex com material que regula a temperatura dos pés, é respirável, antitranspirante e anti-odor. Isso mesmo, os tênis da Allbirds foram feitos para serem usados sem meia e prometem ser daqueles que você não vai querer tirar mais do pé. Inclusive, eles garantem a devolução do dinheiro se, em 30 dias, o cliente não estiver satisfeito com o conforto dos sapatos.
2. Foco em sustentabilidade
O ideal de empreendedorismo para os fundadores da Allbirds sempre foi criar um negócio com propósito, para que eles pudessem assim contribuir com a sua parte para um mundo melhor. Com isso em mente, todos os processos da Allbirds são pensados e desenvolvidos com foco em sustentabilidade e responsabilidade social. A empresa, fundada em 2016, já figura como uma 'B Corp', ou seja, é certificada por respeitar altos padrões de performance social e ambiental, responsabilidade e transparência.
Além do corpo do sapato feito de lã, que utiliza 60% menos energia na produção em comparação aos de fibra sintética, os cadarços dos tênis da Allbirds são feitos de garrafa de água reciclada e as solas utilizam óleo de mamona. Recentemente, eles também lançaram uma linha de tênis feitos de fibra de eucalipto, material também de altíssima qualidade e altamente sustentável que é biodegradável e utiliza 95% menos água do que a produção de algodão.
Vale conferir também a embalagem dos tênis. Feitas de papelão reciclado, as caixas tem um design fantástico e foram feitas para servirem de caixa de sapato, caixa para envio por correio e sacola, em uma única embalagem. Sem aquela quantidade desnecessária de plásticos, papéis e caixas dentro de caixas.
3. Modelo de negócio direct-to-consumer
A Allbirds é mais um exemplo de marca direct-to-consumer em ascensão no mercado. Para quem não sabe, o modelo direct-to-consumer elimina etapas entre o processo de produção dos produtos e a venda para o consumidor. Resumindo, as empresas DTC são responsáveis pela fabricação, distribuição e venda de seus produtos diretamente ao consumidor final, diminuindo assim uma série de custos e garantindo muito mais controle sobre a empresa de forma geral. Fato que explica também os preços mais acessíveis da marca (todos os tênis custam U$95).
Como a maioria das marcas DTC, a Allbirds, no começo, vendia seus produtos apenas online. Sentindo a necessidade de estar mais próxima dos clientes, a marca já conta com três lojas físicas, em São Francisco, Nova York e Toronto. Segundo os fundadores, os pontos de venda físicos servem como verdadeiros laboratórios de interação com o público e cartões de visita para quem ainda não conhece a marca.
4. Parcerias estratégicas
A Allbirds não sai por ai fazendo parcerias com toda e qualquer marca que aparece. Todo tipo de relacionamento que eles tem com outras instituições é cuidadosamente pensado para não ter conflito com os princípios e ideais defendidos pela marca. Um exemplo foi a parceria que eles fizeram com o Shake Shack. A Allbirds criou uma edição especial de um de seus tênis com detalhes em verde no tom usado pelo Shake Shack e a logo da lanchonete estampada que, junto com um kit de cadarços exclusivos e um milk shake especial foi vendido durante um único dia na loja do Shake Shack do Madison Square Park em NY.
Ótima forma de criar buzz na mídia para uma marca que ainda está em processo de expansão junto a uma marca já consagrada. A justificativa para a parceria com o Shake Shack foi porque são empresas com princípios similares - ambas se preocupam com o impacto ao meio ambiente, origem e qualidade da matéria-prima utilizada. A Allbirds também tem parceria com a Nordstrom, onde possui pop-ins que vendem cores de tênis exclusivas, criando assim um atrativo para a visita física à esses locais.
5. Experiência de compra
A vantagem de abrir lojas físicas depois de já ter a operação online funcionando a todo vapor é a maior capacidade de adaptação e direcionamento de mercado. As lojas físicas da Allbirds funcionam como verdadeiros laboratórios de interação e estudo dos consumidores. Com as lojas, a marca tem como objetivo criar um ponto de contato e feedback direto com as pessoas que estão comprando os produtos e assim entender melhor preferências e comportamentos.
Na loja do Soho em NY, por exemplo, os clientes são atendidos e solicitam produtos através de um balcão. A ideia é criar um diálogo entre vendedores e clientes como se eles estivessem pedindo bebida em um balcão de bar. Além do formato nada convencional, as lojas da Allbirds sempre incluem espaços instagramáveis, como frases, displays inovadores e decoração inusitada. A grande sensação da loja de NY é a "roda de hamster gigante" onde as pessoas podem fazer o test drive dos tênis e ainda gerar conteúdo para as redes sociais.
Será a Allbirds a Nike do futuro? Deixem seus comentários!