Olá.

Seja bem vindo ao mundo do varejo. Aqui você encontra ideias, inspirações e as últimas tendências do mercado.

 MH Studios e a importância do storytelling para marcas de luxo

MH Studios e a importância do storytelling para marcas de luxo

Storytelling é super importante para toda e qualquer tipo de marca, mas, se estivermos falando de uma marca de luxo, diria que é fundamental. Principalmente se o produto não for tão facilmente associado a luxo. Afinal, o que torna um produto um artigo de luxo? Preço, qualidade, exclusividade e, o toque mágico: encantamento, o despertar do imaginário, do desejo de pertencer.

Acostumados a pensar em marcas de luxo clássicas, como Chanel, Gucci, BMW, Rolex, Moët Hennessy (e por aí vai), acabamos não notando as que vêm surgindo aos poucos, ainda pouco conhecidas, porém cheias de relevância em seus nichos e geografia. Esse é o caso da MH Studios, papelaria paulistana de luxo criada pela advogada Maria Helena Pessôa de Queiroz - um belíssimo exemplo de como transformar itens “banais” como cadernos, agendas e álbuns de fotografia em produtos de alto luxo.

A marca surgiu em 2015, da vontade da fundadora de voltar a registrar suas viagens em álbuns de fotografia físicos, coisa rara em tempos de fotografia digital. Dos álbuns em tamanhos de respeito com capas forradas de tecido, papéis especiais e personalização - verdadeiros itens de decoração - que logo caíram no gosto da alta sociedade paulistana, a MH Studios passou a oferecer outros itens de papelaria. A partir daí, surgiram os cadernos, as caixas e o tal do Trent Planner, a agenda/planner que teve seu lançamento transformado em evento anual, literalmente.

Feito com capa de couro e pensado para conter o máximo possível do que um planner “perfeito” precisa, o Trent Planner virou item-desejo para quem ainda não abre mão de uma boa agenda de papel para organizar os compromissos e afazeres do dia a dia (eu incluída).

Como forma de trabalhar o imaginário e estimular o frisson ao redor do produto, assim também de certa forma justificando seu preço nada básico, a MH Studios passou a criar eventos anuais e temáticos para o lançamento do planner. Em 2023, o evento tinha como tema a paixão pela leitura, assim como planner em si que inclui dicas de livros pelo influenciador literário Pedro Pacífico @Bookster.

Batizado de “Alice House of Curiosers”, o evento de 2023 teve duração de cinco dias e ocupou o casarão da Av. Higienópolis com toda ambientação e decoração inspiradas em uma biblioteca, além de uma série de atividades interativas. Entre elas, um restaurante com cardápio exclusivo desenvolvido pela chef Renata Vanzetto, palestras e workshops, uma sala de leitura, um bar estilo speakeasy comandado pelo Caracol e, claro, um espaço para venda do Trent Planner e outros produtos da MH e parceiros.

O cuidado, bom gosto e atenção aos detalhes, fez com que o evento se tornasse uma verdadeira imersão no universo da MH Studios e transportasse quem lá estivesse para dentro da história que estava sendo contada. O resultado? Excelente construção de branding e posicionamento aspiracional da marca.

Em tempos de e-commerce, os espaços físicos ganham cada vez mais a função de canais de mídia e interação com o público e, por isso, investir em experiências que gerem burburinho e transmitam de forma lúdica o conceito e posicionamento da marca pode ser uma ótima estratégia.

A competitividade e excesso de oferta não oferece espaço para “mais do mesmo”, é preciso se diferenciar e fidelizar, independente do seu nicho ou público.

E aí, o que pensam de eventos temporários e experiências imersivas como essa da MH Studios?

Crew Cafe e Coworking Montreal: o futuro do trabalho? Para quem ainda tem home office

Crew Cafe e Coworking Montreal: o futuro do trabalho? Para quem ainda tem home office

Last Crumb: os cookies mais luxuosos do mundo

Last Crumb: os cookies mais luxuosos do mundo