Zee Dog: revolucionando a indústria dos pet shops
Eu conheci o Zee Dog em Nova York e só depois de um tempo fui descobrir que a marca é de brasileiros. Pensa no pet shop mais cool que você conhece. Não conhece nenhum, não é mesmo? Foi exatamente esse gap que o Zee Dog veio preencher.
A ideia do pet shop surgiu em Los Angeles, aonde os fundadores da marca fizeram faculdade. Donos de dois cachorros, eles perceberam que a indústria de acessórios para pets era dominada por poucos players, ou seja, grandes indústrias que forneciam para todas as lojas. O resultado? Produtos sem graça, padronizados e com zero personalidade.
Como comprar "qualquer" coleira para o seu cachorro sendo que o ditado popular já dizia que "os cachorros são a cara do dono"? Da mesma forma que as pessoas investem em roupas e acessórios que representam seu estilo único e pessoal, os cachorros também fazem parte desse lifestyle. E essa foi precisamente a grande sacada da Zee Dog.
A marca já possui lojas e quiosques espalhados pelo Brasil, além de lojas no Soho, em Nova York (a loja das fotos que você vê aqui), e em Las Vegas. A Zee Dog tem como missão "conectar cachorros e pessoas" e deixa bem claro seu manifesto:
Além das estampas exclusivas, snacks diferenciados e brinquedos e acessórios de cachorro cheios de estilo, a Zee Dog também é campeã de parcerias inteligentes com outras marcas. Desde parcerias com marcas como a Disney para uma linha de produtos do Star Wars, Gocase para capinhas personalizadas com suas estampas exclusivas, Ipanema de sandálias também com suas estampas e Reserva, para edições limitadas de guias, coleiras, gravatas e até mesmo camisetas com frases cheias de humor do tipo: "in humans we trust", até ações com a Uber, no Dia Mundial do Animal.
A Zee Dog é também bem envolvida na causa dos animais e frequentemente realiza ações de apoio. Parte dos lucros da empresa, por exemplo, é doada para ONGs que recolhem e cuidam de animais abandonados. Isso sem falar na criação de produtos exclusivos que tem como fim arrecadar dinheiro para essas causa, como a parceria com a cervejaria Mistura Clássica, com o desenvolvimento de uma cerveja exclusiva que teve o lucro das vendas todo doados às ONGs de proteção aos animais.
Uma marca cool, com produtos de qualidade e 'do bem' que soube identificar um nicho de mercado diferenciado. Muitas vezes, inovar e criar marcas únicas não significa "reinventar a roda", mas sim entender o que as pessoas procuram e se posicionar de forma inovadora em um mercado aparentemente saturado. Fica ai o exemplo da Zee Dog pra pensarmos! Que outros mercados poderiam ser repaginados na sua opinião?