Petco Kitchen e a tendência da alimentação natural para animais de estimação
“Abrigos temporários de cães e gatos têm 100% dos animais adotados durante a quarentena”. Aposto que quem não foi impactado por alguma notícia como essa nos últimos dias pelo menos considerou a ideia de ter um animal de estimação para chamar de seu nesse período em casa. Se o mercado pet já vinha crescendo de forma impressionante ano a ano, imagina com os efeitos do isolamento social e o home office como novo normal do mundo corporativo. Em uma sociedade cada vez mais tecnológica e solitária, nada mais natural do que a busca por companhia.
E são exatamente mudanças de comportamento como essa que trazem novas oportunidades para o mundo dos negócios. Uma vez que cachorros e gatos ganham cada vez mais o espaço nas casas como verdadeiros membros da família, é natural que cresçam os investimentos em saúde e recursos que façam com que os bichinhos vivam cada vez mais e melhor. De planos de saúde à spas, passando por creches e passeadores particulares, o mercado pet é um super exemplo de criatividade e reinvenção, encontrando sempre novos produtos e serviços para suprir as novas necessidades dos “pais de pet”.
Seguindo essa tendência, surgiu em 2010 na Califórnia a JustFoodForDogs, uma empresa especializada em preparar alimentos feitos de ingredientes naturais para cachorros e gatos. Com pratos que poderiam facilmente ser parte de um cardápio para humanos, como frango com arroz branco e carne com batatas, a JustFoodForDogs oferece um serviço premium de alimentação para os animais de estimação. As refeições são balanceadas, preparadas por chefs e seguem todas as normas mais rigorosas de higiene, oferecendo inclusive dietas e cardápios personalizados para diferentes tipos de condições de saúde do pet - obesidade, diabetes, problemas cardíacos e por aí vai.
Depois do sucesso na Califórnia, a JustFoodForDogs chegou à costa leste dos EUA em 2019 abrindo sua primeira cozinha em parceria com a PetCo, na flagship da marca da Union Square em Nova York - essa é a loja que vocês veem aqui. O espaço é tão limpo e organizado, que daria facilmente para confundir com uma loja de comidas prontas para humanos.
Das comidas frescas, preparadas na hora às congeladas e snacks prontos, tudo é aprovado pelo departamento de agricultura dos EUA. Isso sem falar que grandes universidades já fizeram estudos com a comida da JustFoodForDogs, concluindo que é o único tipo de alimentação comprovadamente saudável para os animais.
Agora falando de varejo em si, vale a pena observar a loja, a comunicação e apresentação dos produtos. Tudo passa a mensagem do produto premium e da seriedade da marca. Afinal, é importante lembrar aqui que os clientes não são os cachorros, e sim seus donos - com suas aspirações, desejos e necessidades a serem supridas.
Em termos de comunicação a loja é toda informativa, com panfletos sobre os diferentes serviços oferecidos e os tipos de dieta disponíveis. Os pratos tem descrições detalhadas dos ingredientes e benefícios para os animais e os displays contam histórias reais de recuperação de animais através da alimentação - adicionando assim o fator humano à equação.
Ah, e para quem não pode investir nas refeições prontas da marca, eles oferecem um kit DIY, com um mix de nutrientes especial e o passo a passo completo para preparar exatamente os mesmos pratos em casa. Ou seja, ao invés de ‘excluir’ o cliente que gostaria de consumir os produtos da marca e não tem condições financeiras, eles encontraram uma forma de agregar esse público e assim adquirir fidelidade e prováveis vendas futuras.
Já a PetCo (pra quem não conhece, seria a equivalente a lojas como PETZ e Cobasi aqui no Brasil), junto à parceria com a JustFoodForDogs anunciou a retirada de todos os produtos com ingredientes artificiais das prateleiras - um super exemplo de posicionamento e coerência que faz toda a diferença quando o assunto é ganhar a confiança do cliente.
Por fim, não poderia deixar de comentar o trabalho impecável de conteúdo da JustFoodForDogs e das formas que eles encontraram de continuar oferecendo seus produtos e serviços durante o isolamento social. Além das Lives ensinando a preparar alguns pratos, posts no Instagram contando histórias reais e muitas fotos fofas de cachorros e gatos, eles também passaram a oferecer consultas online com a equipe de veterinários que monta as prescrições alimentares para os animais.
Mais um super exemplo de reinvenção em tempos de crise, de marca com propósito, posicionamento impecável e comunicação efetiva. Agora eu pergunto, como a sua marca pode se tornar a JustFoodForDogs do seu setor? O que falta na concorrência que você pode agregar? Como você pode encontrar soluções para os seus clientes e até para os que gostariam de ser e não podem?
Compartilhem suas ideias, perguntas e reflexões - por aqui, por e-mail ou no @olhonovarejo.