Standard Dose: a boutique da maconha
Stress, ansiedade, acne, insônia… Esses são só alguns dos problemas que a Standard Dose promete aliviar com seus produtos de bem-estar veganos feitos a partir do canabidiol, ingrediente não psicoativo da planta cannabis.
Enquanto no Brasil a venda de medicamentos à base de cannabis só foi liberada pela Anvisa no ano passado, nos EUA a planta já dominou o mercado do varejo. Lojas como a Med Men e mais recentemente a Standard Dose, provam que é possível desmistificar o uso da maconha para fins medicinais e terapêuticos.
Inaugurada em 2019 no bairro do NOMAD em Nova York, a Standard Dose é um oásis de calmaria no caos da Big Apple. Entrar lá é como ser transportada para um novo universo. Toda em tons de rosa, com ambiente inspirado na arquitetura mediterrânea e decorada com azulejos, madeira e pedras, a loja passa a sensação de bem-estar logo na entrada.
Com o objetivo de trazer informação, explorar o uso e aplicações do canabidiol e tirar o preconceito em relação aos produtos feitos a base de cannabis, a Standard Dose utiliza a sua loja física e conteúdos online como formas de desenvolvimento de uma comunidade.
Os vendedores são chamados de “educators” (educadores em inglês), e estão lá para tirar todas as dúvidas em relação aos produtos, dar sugestões e oferecer testes dos itens em exposição - o que torna a ida à loja uma jornada real de informação e descoberta de novos produtos.
Depois de passar pelas prateleiras com a seleção de cosméticos, livros, velas e suplementos oferecidos, o cliente chega à uma sala separada ao fundo. Lá está o espaço de meditação com almofadas no chão e o bar de chás. Qualquer um pode entrar a qualquer momento, degustar uma xícara de chá por conta da casa e aproveitar alguns momentos de meditação na sala com iluminação especial e devida sonoplastia. Ou, se preferir, é possível se cadastrar para as meditações guiadas que acontecem uma vez por dia.
A marca tem planos também de organizar mais eventos e workshops presenciais no espaço e até criar um spa na parte subterrânea da loja, trazendo assim ainda mais opções de experiências e oportunidades de socialização para os clientes.
Em tempos de COVID, a Standard Dose segue na missão de construir uma comunidade focada no bem-estar através de workshops semanais com temas como cura transformativa, alívio do stress, solidão e desenvolvimento do amor-próprio. Estes são gratuitos e ministrados online sempre em três dias da semana, o primeiro mais reflexivo, normalmente com algum tipo de meditação guiada, o segundo mais informativo e com espaço para perguntas e o terceiro feito para criar interação entre os participantes.
Os produtos e serviços relacionados à saúde e bem-estar, que já vinham em uma tendência crescente de demanda, se tornam ainda mais valorizados no contexto da pandemia que estamos vivendo. E é aí que marcas como a Standard Dose prometem ganhar cada vez mais espaço no mercado.
Além disso, é um super exemplo de loja que efetivamente oferece uma motivação para a visita presencial - fator fundamental em um mundo pós-isolamento social. Um espaço que agrega em termos de informação sobre produtos e oferece uma experiência real (e simples) de bem-estar que não pode ser replicada online.
Por fim, vale mencionar a consistência de posicionamento e imagem de marca criados. Em todos os pontos da comunicação, seja na loja física, no site ou nas redes sociais, a Standard Dose se mantém consistente na imagem de marca voltada para o bem-estar e realmente tirando o estigma normalmente associado aos produtos feitos de cannabis.
Um case incrível de diferenciação e posicionamento bem feitos. Quem concorda? Deixem seus comentários, aqui ou no @olhonovarejo.