Moose Knuckles e a importância do DNA de marca
Uma das coisas que chamou minha atenção nas visitas às lojas durante a NRF 2020 foi como as lojas de luxo se tornaram muito mais 'acessíveis’. Não em termos de preço, mas em termos de atendimento e aproximação com os visitantes. E aqui não digo clientes porque em todas as visitas que fiz eu claramente não estava ali para comprar e nem por isso me senti menos a vontade - aliás, pelo contrário.
Enquanto algumas marcas mais acessíveis ainda têm posicionamentos como não permitir tirar fotos (o que muitas lojas brasileiras acham ainda que as protege de alguma coisa em plena era digital) e um atendimento relapso, pra não dizer antipático e muitas vezes seletivo, as marcas mais exclusivas e caras estão recebendo toda e qualquer pessoa com um atendimento impecável.
E assim foi também na Moose Knuckles, a marca canadense de casacos de neve que chegou com sua primeira flagship dos EUA em novembro de 2019. Entrar na loja, localizada no coração do Soho em NY, é como entrar em uma galeria de arte, com a única diferença que, no lugar dos quadros, estão expostos os casacos mais icônicos da marca.
Relativamente jovem (fundada em 2009), a Moose Knuckles teve seu boom ao cair nas graças da comunidade coreana de Toronto. Desde então, está em pleno processo de expansão, cada vez mais presente em multimarcas e lojas de departamento e, aos poucos, abrindo lojas próprias em cidades e pontos estratégicos. Com produtos feitos com materiais da mais alta qualidade, a Moose Knuckles se destaca pelo DNA de marca super forte - assim definidos por eles mesmos, os integrantes do seu público-alvo são verdadeiros líderes da contracultura: jovens, rebeldes, disruptores e inquietos.
Em entrevista para a Forbes, o CEO da marca, Ayal Twik, comenta sobre a decisão de abrir lojas próprias em plena expansão do e-commerce: “Sentimos que abrir lojas nos permite conectar com nossos consumidores. Isso é muito importante para nós porque cada vez que conseguimos fazer a curadoria de experiências que conectam o DNA da marca com o produto, intensificamos a conexão com nossa audiência. Fazemos produtos incríveis, mas é o storytelling que nos diferencia.”
E, por experiência própria, posso afirmar que as lojas da Moose Knuckles realmente justificam sua razão de existir. Cada loja é única e pensada especialmente para o mercado onde está localizada. Depois da entrada estilo exposição, a filial de NY ainda reserva algumas surpresas - começando pelo atendimento impecável, onde o vendedor fez questão de me mostrar e contar todos os detalhes importantes sobre a loja e a marca.
Toda sustentável e fiel às suas raízes, a Moose Knuckles do Soho tem o piso de madeira feito de madeira reciclada trazida diretamente do Canadá e uma política zero plástico. Isso sem falar no ‘elevador de casacos’ que, ao mandar produtos do estoque para o piso da loja, ativa toda uma engrenagem interativa representando alguns pontos turísticos e coisas icônicas do seu país de origem, e a VIP Room, a sala de experiências exclusiva para convidados.
Escondida no piso inferior no fundo do estoque ao final de um corredor cercado por casacos, a VIP Room é o auge da experiência instagramável. Na época da minha visita, o tema da decoração era os sete pecados capitais - inspiração também para uma coleção limitada lançada pela marca. Entrar no espaço de dois cômodos é como ser transportado para um outro lugar completamente diferente, todo escuro e intensamente decorado com neons, plantas artificiais, veludo e outros objetos - é a experiência imersiva perfeita de quem não dispensa um cenário interessante para compartilhar nas redes sociais.
Um super exemplo de DNA de marca bem construído, a Moose Knuckles entrega exatamente o que se propõe em todos os seus pontos de contato com o cliente. Produtos de alta qualidade com um toque fashion único, exclusividade, atendimento personalizado e lojas que realmente agregam à experiência e reforçam o storytelling da marca. É exatamente essa visão 360 e unidade nas comunicações - aplicável também ao conceito de omnichannel - que se torna grande diferencial para as marcas que querem se manter relevantes e lembradas em um mercado cada vez mais volátil e incerto.
Já parou pra pensar se a sua marca conta a mesma história para os clientes em todos os lugares? Fica aqui o convite para reflexão.
P.S.: não esquece de conferir nosso Instagram para mais fotos e vídeos dessa loja.