Philadelphia Flower Show: Eventos, B2B e Varejo
Essa semana eu fui até a Filadélfia passar o dia e conferir um dos principais eventos anuais da cidade: o 'Philadelphia Flower Show.' O evento que, desde 1829, acontece todos os anos na cidade no começo de Março, é considerado o maior show de flores indoor do mundo. Além de ser também classificado como o melhor evento do mundo.
O tema do Flower Show desse ano foi "Holland: Flowering the World," onde paisagistas e jardineiros da Holanda apresentaram seus trabalhos em instalações e jardins de cair o queixo. O evento atrai mais de 250,000 visitantes por ano e é uma mistura de atração turística, evento B2B e shopping. Lugar para gastar dinheiro lá dentro é o que não falta.
Como o nosso foco aqui é o varejo, vamos direto a análise de patrocinadores, lojas, espaços de venda e outras formas de marketing utilizadas no Philadelphia Flower Show. O evento é aberto ao público e vende ingressos a partir de U$20. O dinheiro arrecadado é direcionado para a "Sociedade Hortícola da Pennsylvania," organizadora do evento.
As atrações do evento, além do pavilhão principal com os jardins e instalações dignos de Disney/Cassinos de Las Vegas, incluem:
- Palestras sobre jardinagem onde jardineiros profissionais e amadores aprendem com especialistas desde como plantar a própria horta até como atrair pássaros e borboletas para o jardim.
- O espaço de relaxamento e spa, é uma sala aonde os visitantes são tratados com massagens, bebidas, dicas de maquiagem e beleza, amostras grátis de parceiros do evento, entre outros. Obs: tem um convite a parte para o spa.
- Salão de chá que serve além de diversas variedades da bebida, pratos de comida. Há também a opção de fazer eventos privados neste espaço, que também é pago a parte da entrada do evento.
- 'Butterflies Live' é outra atração com entrada separada do evento. Dentro de um espaço cercado por grades e telas, os visitantes interagem com mais de 120 espécies de borboletas. Com cotonetes banhados em néctar é possível pegar as borboletas na mão e, se tiver sorte até ter uma delas pousada em você (rende umas boas fotos).
Agora, indo ao assunto que nos interessa diretamente, o Philadelphia Flower Show inclui algumas oportunidades de marketing e estratégias de varejo bastante interessantes. Basicamente, tem espaço pra todo mundo. Tem desde instituições de caridade arrecadando doações e agências de viagem tentando vender pacotes, até um espaço com mais de 200 vendedores de tudo relacionado a casa e jardinagem.
Algumas coisas que achei interessantes em termos de marketing e vendas foram:
- Loja de vinhos: um dos parceiros/patrocinadores do evento é uma loja de vinhos da cidade. Eles colocaram carrinhos rodando o evento com bebidas e amostras de vinhos. E, no pavilhão junto com outros vendedores, foi montada também uma loja de vinhos e bebidas completa aonde ocorreram alguns eventos e degustações durante o dia.
- Marketplace: o Flower Show tem um pavilhão inteiro só com stands de lojas e marcas de produtos relacionados a paisagismo e jardinagem, entre outras 'coisinhas' para casa. São mais de 200 vendedores dos EUA inteiro e alguns estrangeiros, a maioria de produtos artesanais.
- Patrocinadores e parceiros: marcas como Bud Light e Ben & Jerry's colocaram pontos de venda dentro do evento. Já a Subaru, além de colocar carros em exposição dentro do evento, também criou o seu próprio 'jardim' entre os outros expositores. Tinham também algumas instalações de lojas e prestadores de serviço de paisagismo e jardinagem locais.
- Loja de Souvenirs: como todo bom evento/atração americana, o Flower Show também tem a sua própria loja de souvenirs com camisetas, DVD com filmagens do evento, ursos de pelúcia, sacolas e por ai vai.
Concluindo, o que eu achei mais interessante sobre o Philadelphia Flower Show, é que ele abrange uma infinidade de propósitos e, por consequência, atrai todos os tipos de público. Passeio turístico, shopping, entretenimento, oportunidade de negócios, local de aprendizado e por ai vai.
E ai, quem já esteve no Philadelphia Flower Show? O que acharam? Quais outros eventos nesse estilo vale a pena conhecer? Deixem seus comentários!