Olá.

Seja bem vindo ao mundo do varejo. Aqui você encontra ideias, inspirações e as últimas tendências do mercado.

Por Dentro da Primeira Flagship da Ray-Ban

Por Dentro da Primeira Flagship da Ray-Ban

A Ray-Ban é uma das marcas de óculos de sol mais conhecidas e tradicionais no mercado (se não a mais). A estratégia de distribuição da marca, porém, até um ano atrás, se resumia ao e-commerce, quiosques em aeroportos e lojas de departamento, além das óticas e outras lojas multimarcas.

Em 2015 a Ray-Ban abriu a sua primeira (e única) flagship store no Soho em NY. Eis aqui um outro caso da necessidade de ter um espaço físico que seja a representação do estilo e cultura da marca e, que mais do que uma loja, se torne um conceito e uma forma de contato direto com o cliente (confira o meu post sobre a Sonos para outro exemplo).

A flagship da Ray-Ban é descrita como sendo "uma mistura de loja, salão de música, espaço de exposição de arte, refúgio cultural da comunidade, centro de expressão criativa, o que você quiser fazer dele e muito mais." Vamos então à lista de 'highlights' da loja?

728x90

1. Retrospectiva Ray-Ban: logo na parede à direita da entrada da loja foi feita uma retrospectiva dos modelos clássicos da marca, com os anos e breve história sobre cada um dos modelos de óculos. Por exemplo, ao lado do 'Aviador,' modelo que deu início a marca, lê-se que o óculos foi feito em 1937 para os pilotos da força aérea americana e se tornou o modelo de óculos de sol mais icônico e desejado do mundo. Quem lembra também da retrospectiva da Coach, na Coach House? 

2. NY Loft Style: o formato da loja teve como inspiração os famosos lofts nova-iorquinos com paredes de tijolo aparentes, pilares e espaços abertos. São dois andares de loja, vários formatos de displays, luzes de LED, espelhos, mesas etc. Destaque para a 'arquibancada' feita na escada onde as pessoas podem sentar para relaxar enquanto assistem videos e imagens no telão enorme que ocupa o fundo da loja (um belo truque para distrair filhos e maridos, diga-se de passagem).

3. "Magic Mirror": alguns dos espelhos da loja são, na verdade, telas touchscreen em que você pode tirar uma foto com o óculos que estiver provando e enviar por email ou imprimir na hora. A moldura da foto, no estilo polaroid, inclui a data, o local e a frase: "Looking hot at the Ray-Ban store." Aquele clássico souvenir de viagem...

4. Modelos exclusivos: além de ter todos os modelos de óculos Ray-Ban a venda, a flagship do Soho tem também alguns modelos exclusivos e edições limitadas que só podem ser encontrados lá. A loja é separada pelos diferentes modelos de óculos, um display com todas as versões do Aviador, outro com todos os Wayfarers, e por ai vai.

5. Customize seu óculos: como toda boa loja conceito, a loja da Ray-Ban também oferece serviços de customização de produtos. Você pode criar o seu próprio óculos através dos tablets espalhados pela loja e tê-lo entregue na sua casa em uma semana.

6. Exames de vista: para não ficar atrás da concorrência da Warby Parker, que ficou famosa por já vender os óculos com as lentes de grau e oferecer exames de vista dentro das lojas, a Ray-Ban incluiu um consultório oftalmológico e espaço dedicado exclusivamente aos óculos de grau dentro da loja. Pra que fazer o cliente ter dois trabalhos e ainda correr o risco do seu produto perder a qualidade por causa de lentes mal feitas? Atenção para a tendência de 'One-Stop Shop'!

7. Display de LED: observem o display feito com luzes de LED que imita um olho. As luzes foram colocadas em perspectiva como se fosse a íris do olho e a pupila é formada por vários óculos de sol modelo Aviador. Bonito, interessante e criativo.

GIF Calcados 728x90

Para concluir, não deixe de visitar o site da marca. Eles tem um aplicativo que permite provar os modelos de óculos no seu próprio rosto através da webcam, uma parte de customização de óculos e uma sessão com todas as campanhas e vídeos da marca que, por sinal, são excelentes.

Para ter uma ideia mais completa da loja, confira nosso vídeo no YouTube:

 
Philadelphia Flower Show: Eventos, B2B e Varejo

Philadelphia Flower Show: Eventos, B2B e Varejo

Bite Lip Lab e a Tendência da Personalização

Bite Lip Lab e a Tendência da Personalização