Olá.

Seja bem vindo ao mundo do varejo. Aqui você encontra ideias, inspirações e as últimas tendências do mercado.

Por dentro da nova loja do Harry Potter em Nova York

Por dentro da nova loja do Harry Potter em Nova York

Se existe um exemplo de marca forte e que merece ser estudada, é a franquia Harry Potter. 20 anos depois do lançamento do primeiro filme, o mundo mágico de bruxas e bruxos criado pela escritora J.K. Rowling segue sendo sucesso absoluto em todos os seus empreendimentos e desdobramentos.

A mais recente é a maior loja do Harry Potter do mundo, que abriu as portas em junho desse ano na região do Flatiron em Nova York (pertinho do Eataly). Desde então, a fila virtual segue lotada, de segunda a segunda. Para conseguir entrar, é melhor chegar cedo e garantir seu lugar escaneando o QR code na frente da loja - um SMS é enviado quando chega a sua vez. Aliás, esse é um esquema fantástico tanto para lojas que por algum motivo formam filas, quanto para restaurantes - o cliente fica livre para explorar as redondezas ou outras lojas, tornando a espera mais tolerável.

Entrar na nova loja do Harry Potter em NY é ter todas as suas definições de varejo de experiência atualizadas. Visual merchandising impecável, produtos de alta qualidade, interatividade, espaços instagramáveis, experiência com VR, personalização, tecnologia e por aí vai. Cada uma das 15 salas temáticas foi pensada nos mínimos detalhes para criar uma verdadeira imersão no mundo dos bruxos mais famosos do mundo.

A verdade é que dá pra perder umas boas horas lá dentro, principalmente se você estiver no time de pessoas aficionadas por Harry Potter. Confira a seguir alguns dos destaques da loja:

Visual merchandising de tirar o fôlego

Cada canto da loja é especialmente pensado e planejado para a jornada de compra se tornar mesmo uma imersão no mundo de Hogwarts. São 15 ambientes temáticos no total que incluem na decoração inclusive alguns objetos que foram usados nos próprios filmes - cada canto conta uma história e tudo é super bem pensado e planejado.

Na entrada, ficam as salas de cada uma das “casas” da escola de bruxaria com uma infinidade de produtos que vão desde lápis e garrafas de água até os uniformes de cada uma. Tem também a sala das varinhas onde é possível conhecer as características de cada uma e até duelar com outros bruxos através de displays interativos.

O ponto alto fica por conta da escadaria com a fênix na parte central da loja, acesso para as salas dos andar de baixo. Em termos de VM, não dá pra perder também a livraria, a loja de doces Honeydukes e o Butterbeer Bar com suas mais de 1.000 garrafas da cerveja amanteigada dos bruxinhos subindo pela parede.

Personalização de produtos

Como toda boa loja física focada em experiência, a loja do Harry Potter oferece também serviços de personalização dos produtos. É possível ter o nome gravado em varinhas, maletas, uniformes, cadernos e toda uma infinidade dos produtos vendidos por lá. Isso sem falar nos serviços especiais de manutenção das vassouras.

Experiências imersivas

Um dos pontos altos do novo espaço são as experiências com realidade virtual bem no estilo Disney, que podem ser feitas por extras U$34 - precisa comprar antecipadamente pelo site da loja - e prometem levar os visitantes direto para o mundo mágico de HP. O Butterbeer Bar está também entre as sensações. Além do espaço em si ser lindo, ainda é possível provar a famosa cerveja amanteigada em um copo que já é um verdadeiro souvenir e comprar doces temáticos. Essas são aquelas experiências que loja online nenhuma substitui.

Interatividade na jornada de compra

Em adição aos espaços temáticos super bem pensados e decorados, a nova loja do Harry Potter em Nova York é também cheia de convites à interação por parte dos consumidores. Na parte das varinhas, por exemplo, os displays são interativos, mostrando em telas mais informações quando alguém tira uma varinha da prateleira ou mostrando os bruxos donos de cada uma na ‘mesa de duelos’.

Já quando o assunto é a gamificação da jornada de compra, por toda a loja estão espalhados QR Codes especiais que só podem ser escaneados por quem tem o app de fãs do Harry Potter. Além de dar acesso a conteúdos e informações exclusivas sobre os filmes e bastidores, funciona como uma espécie de caça ao tesouro - quem encontra todos os códigos ganha um brinde na saída.

Espaços instagramáveis

Em plena era do "se não postar, não aconteceu", a nova loja do HP não podia deixar de ter espaços perfeitos para as fotos que fazem sucesso nas redes sociais. A loja inteira já é prato cheio para as câmeras, mas é no canto do Hagrid onde é possível tirar uma foto com as botas do gigante (e se comparar ao tamanho dele) e na cabine telefônica que nos filmes é a entrada para o Ministério da Magia, que as filas se formam. Parece batido, mas a verdade é que as pessoas ainda se divertem e interagem com espaços que rendem boas fotos.

Produtos exclusivos

Outra ótima forma de atrair visitantes para lojas físicas específicas é oferecendo produtos exclusivos dessas localidades. No caso da loja do Harry Potter do Flatiron, existem algumas varinhas que só são vendidas por lá, assim como réplicas idênticas de objetos usados nos filmes. Vale destacar também o espaço da MinaLima, só com produtos desenvolvidos pelo duo de designers responsáveis pela identidade visual de toda a franquia e itens feitos para colecionadores.

Como disse no começo, a marca Harry Potter merece mesmo ser estudada, mas de cara dá pra citar uma série de características que costumam resultar em sucesso: storytelling incrível e envolvente, criação de comunidades, experiências interativas e lúdicas em vários formatos e canais, produtos de alta qualidade e lançamento constante de novidades. É interessante ver também que os fãs da série atravessaram gerações e incluem não só os adultos que, como eu, acompanharam o lançamento de cada filme, mas também os jovens e crianças de agora. Quem ensina a fórmula mágica? Perdoe o trocadilho.

Quer ver mais fotos e vídeos da loja do Harry Potter? Confere lá no Instagram do Olho no Varejo!

Por dentro da Google Store, a primeira loja do Google no mundo

Por dentro da Google Store, a primeira loja do Google no mundo

ThirdLove: transformando a relação entre mulheres e sutiãs

ThirdLove: transformando a relação entre mulheres e sutiãs