Por dentro da Google Store, a primeira loja do Google no mundo
Inaugurada em junho de 2021 no bairro do Chelsea em Nova York, a primeira loja do Google fora de sua sede na Califórnia, é uma demonstração clara da necessidade cada vez maior das empresas de estarem próximas ao seu consumidor final. Especialmente as que tem como forte os softwares, como é o caso do Google.
Bem no estilo Apple de apresentação dos produtos e oferecimento de serviços, além de super tecnológica, a nova loja do Google é toda feita com materiais e métodos sustentáveis - com direito a certificação LEED Platinum (a mais alta classificação de sustentabilidade do US Green Building Council).
A visita à loja em si já é uma programação. Mais do que um destino de compra e retirada dos produtos da empresa de tecnologia - que vão de souvenirs de NY, às assistentes virtuais, telefones celulares e computadores - o grande atrativo da Google Store é mesmo a experiência.
Além de poder testar os gadgets, retirar compras feitas online e contar com a ajuda de especialistas para configurar seus produtos Google (e até consertar aparelhos quebrados), é possível também experimentar na prática algumas tecnologias que vêm sendo desenvolvidas pela empresa em termos de software.
Entre elas, a sala de estar montada em um espaço separado dentro da loja faz a demonstração de como funciona o sistema do Google Nest, assistente virtual do Google, em uma casa inteligente. Através de comandos de voz, é possível, por exemplo, pedir para ver as câmeras instaladas em outros cômodos da casa, colocar música para tocar, buscar uma receita para o almoço e até configurar a casa toda para um determinado período do dia, como a hora de dormir, ajustando a temperatura, iluminação e desligando aparelhos.
Tem também a sala de videogame, onde é possível experimentar as últimas novidades em termos de consoles da empresa, um photoboot imersivo para tirar fotos interativas, e demonstrações de projetos de inteligência artificial sendo desenvolvidos por eles. No dia que fui, tinha uma demonstração de como o Google Translate utiliza o machine learning para conectar pessoas ao redor do mundo - uma tela interativa em que, com base na resposta que você dá para a pergunta que ela faz, mostra como aquela frase é falada ao redor do mundo.
A ideia é que essa loja funcione também como um laboratório para testes de novas tecnologias sendo desenvolvidas pela empresa, que tem uma sede de escritórios com mais de 11.000 funcionários localizada na mesma região. Assim, é possível testar produtos, softwares e serviços diretamente com o usuário, receber feedbacks e realizar os ajustes necessários antes de colocá-los no mercado.
Mais um exemplo de como os espaços físicos vêm sendo transformados e ressignificados para o mundo cada vez mais digital em que vivemos. Cada vez mais, o contato presencial com o consumidor se torna precioso para trazer insights e trabalhar pontos como a fidelização e presença de marca - desde que feito de forma inteligente e que agregue valor para o consumidor.
Para mais imagens, vídeos e informações sobre a nova loja do Google em NY, siga o Olho no Varejo no Instagram.