Credo Beauty, a Loja de Cosméticos Naturais pra Sephora Nenhuma Colocar Defeito
Dando continuidade ao post da semana passada sobre o Eatsa e a crescente busca de um estilo de vida mais saudável e eco-friendly, a loja escolhida dessa semana é da área de beleza e cosméticos.
Cada vez mais as pessoas tem se preocupado com o que consomem, tendência esta que vai muito além do setor alimentício. Empresas que poluem o meio ambiente, marcas de moda que utilizam mão de obra semi-escrava, produtos que são testados em animais e cosméticos com ingredientes químicos prejudiciais a saúde, entre outros, tem sido "boicotados" e/ou evitados pelos consumidores.
Tanto que, algumas empresas já tem tomado medidas para atender às novas "exigências" do consumidor. Por exemplo, a Zara tem uma linha de produtos de algodão orgânico, a H&M tem uma coleção completa de peças produzidas de forma consciente, levando em consideração qualidade de vida da mão de obra e origem e fabricação dos materiais. E até marcas de cosméticos comuns tem investido em linhas diferenciadas. Quem viu, por exemplo, a nova linha de produtos para cabelo da TRESemmé feitos com menos componentes químicos e sem parabenos?
E é assim que surge um nicho de mercado para lojas como a americana Credo Beauty. A Credo abriu a primeira loja em São Francisco em 2015 e já conta com lojas em Nova York, Los Angeles e Brooklyn. A Credo foi apelidada de "a Sephora dos cosméticos naturais," o que é basicamente a proposta da loja. Inclusive, o fundador trabalhou na Sephora, de onde tirou a inspiração de modelo de negócio.
Lá, você encontra uma seleção variada de cosméticos de marcas do mundo inteiro, todos naturais e feitos sem ingredientes prejudiciais a saúde. São mais de 85 marcas de maquiagens, cremes, tratamentos para a pele, produtos de cabelo, fragrâncias, e tudo o que for relacionado com beleza.
Para entrar no portfólio de produtos da Credo é preciso passar por uma rígida avaliação da empresa. São 23 grupos de ingredientes banidos pela Credo, incluindo testes em animais e produção consciente, a lista completa dos ingredientes 'proibidos' na loja pode ser encontrada aqui. Para termos uma base de comparação, a Europa tem 1,400 ingredientes banidos, enquanto que os EUA tem apenas 11 (surpreendentemente, no Brasil são 1.376).
Como na Sephora, a Credo oferece também serviços como maquiagem, tratamentos para a pele, design de sobrancelhas, peeling, e por ai vai. A grande sacada da marca é oferecer aos clientes uma rotina de beleza mais saudável sem tirá-los da zona de conforto.
A mesma cliente que compra na Sephora, pode buscar também produtos específicos na Credo, uma não elimina a outra. Outra estratégia de branding inteligente da marca foi a de tirar aquela imagem 'hippie' que os produtos naturais normalmente passam. A decoração da loja e displays posicionam os produtos como cosméticos de luxo, como se fossem de marcas como Dior, Chanel, Clinique etc.
Como não podia faltar em uma empresa como a Credo, 1% de todas as vendas é doado para uma instituição chamada Lipstick Angels. A Lipstick Angels leva os produtos vendidos na loja à hospitais e casas de repouso e faz maquiagens e pequenos tratamentos de beleza com os pacientes. Afinal, auto-estima é um fator super importante quando o assunto é saúde.
E ai, o que acharam da proposta da Credo Beauty? Será esse o futuro das marcas de cosméticos? Deixem seus comentários!