Olá.

Seja bem vindo ao mundo do varejo. Aqui você encontra ideias, inspirações e as últimas tendências do mercado.

e.l.f. : A Marca de Maquiagem Vegana que Trocou o Marketing por Preços Baixos

e.l.f. : A Marca de Maquiagem Vegana que Trocou o Marketing por Preços Baixos

Rímel, lápis, pincel, primer, base, bronzer, delineador, blush, iluminador, batom, sombra, hidratante, anti-rugas, protetor solar... Já parou para pensar quantos produtos de beleza nós usamos diariamente? E quanto aos gastos mensais?

Pesquisas apontam que o brasileiro gasta, em média, R$112 em produtos de beleza e higiene pessoal todos os meses. Para termos uma ideia de representatividade de mercado, o setor de beleza e cosméticos representa quase 2% do PIB brasileiro e está entre os setores de maior crescimento no mercado mundial. 

Levando-se em consideração todos os gastos com cremes e maquiagens (que por sinal não costumam ser nada baratos), o que você acharia de uma marca que vende cosméticos de qualidade a preços muito abaixo do mercado?

Com "muito abaixo" eu quero dizer: nada custa mais do que U$10, incluindo maquiagens, acessórios e tratamentos faciais. Para completar, os produtos são todos veganos, sem conservantes e parabenos, hipoalergênicos e cruelty-free (não fazem testes em animais).

Pois é, essa marca existe e não é a toa que não para de crescer. Conheça a e.l.f. (eyes, lips, face), a empresa nova-iorquina que está revolucionando o mercado da beleza com uma estratégia de marketing nada convencional.

A e.l.f. Beauty surgiu em 2004, com um homem que se assustou com o valor de uma compra de maquiagem da esposa e resolveu criar uma marca de cosméticos de qualidade com preços justos. Afinal, quanto do valor que pagamos nos produtos é na verdade custos de marketing repassados e super valorização de marcas? Preços altos nem sempre são sinônimo de melhor qualidade.

Por isso, a estratégia de marketing da e.l.f. é exatamente não investir em anúncios, propaganda e endosso de celebridades. A marca conta basicamente com a divulgação voluntária dos clientes, o que é facilitado pelo valor dos produtos.

Um pincel por U$3? Uma paleta de sombras por U$5? Iluminador por U$1? Você acaba pagando para ver, não é mesmo? E dai a qualidade faz você comprar de novo e ainda indicar para outras pessoas...

No começo, a e.l.f. vendia apenas online. A expansão para o varejo offline começou com pequenos espaços em lojas como Target e Walgreens. A Target, com receio de que o produto da e.l.f. desvalorizasse as outras marcas de cosméticos, concedeu apenas um pequeno espaço em suas prateleiras. Espaço este que foi crescendo ao se notar que a presença dos produtos e.l.f. na Target, na verdade atraia consumidores da geração dos Millennials.

Hoje, a e.l.f. já tem 19 lojas físicas e está presente e centenas de outros revendedores, como a Ulta, Mercados, Farmácias e outras lojas de cosméticos. Há inclusive displays com a linha de essentials (produtos mais básicos), em lugares como livrarias de faculdade, que, aliás, foi como eu comprei o primeiro produto da marca. 

Mes do CLT 728x90

Atualmente, e.l.f. conta com um portfólio de mais de 900 produtos que são renovados constantemente. A marca leva muito a sério o feedback dos consumidores no site, e realiza mudanças periódicas levando-se em consideração os comentários. Quando uma fórmula/embalagem é mudada, eles enviam o novo produto para os clientes que fizeram a observação junto a uma carta personalizada.

Isso mostra o foco da marca na comunidade e a importância dada aos consumidores. Estratégia que muitas vezes acaba sendo mais valiosa do que investimentos astronômicos em divulgação. O principal canal de comunicação deles são as redes sociais e mídia voluntária.

A e.l.f. trabalha também bem forte com programas de fidelidade e ações como a "Beauty Scape", uma espécie de conferência que reune algumas clientes selecionadas para uma viagem onde elas farão uma imersão no mundo da beleza e maquiagem.

Nosso case da semana mostra como, cada vez mais, marcas que estudam seu consumidor a fundo e focam em solucionar 'problemas' estão ganhando força no mercado. Será a e.l.f. Beauty que vai revolucionar o mercado dos cosméticos? Que outras marcas tem estratégias semelhantes? 

AMARO Summer view

DO Cookie Dough, como se tornar uma marca altamente "Instagramável"

DO Cookie Dough, como se tornar uma marca altamente "Instagramável"

Babeth's Feast: O Mercado de Comida Gourmet Congelada

Babeth's Feast: O Mercado de Comida Gourmet Congelada