Dengo e a nova forma de produzir e consumir chocolate
Adoro descobrir lojas por acaso, e com a Dengo foi assim. Em meio à busca do presente de Dia das Mães, essa loja de chocolates nada convencional me chamou a atenção pela beleza do visual merchandising e a quantidade de pessoas que entravam e saiam sem parar.
Que bela surpresa foi entrar para conhecer a Dengo. Mal entrei na loja e já fui recebida com uma degustação de chocolate: "esse é o nosso quebra quebra de banana com castanha de caju. Você já conhece a Dengo?"
LEIA TAMBÉM
AMMA Chocolate: transformando a cultura brasileira em branding
Reading Terminal Market e a valorização do produtor local
Ao responder que não conhecia, a vendedora pediu para eu esperar um minuto que ela ia chamar uma especialista. E foi assim que me vi conhecendo (e provando!) todos os produtos dessa marca de chocolates única e 100% brasileira.
A proposta da Dengo, que aliás tem esse nome por ser uma palavra bem brasileira e representar coisas boas, é oferecer chocolates de alta qualidade e com produção e operação sustentáveis. Os chocolates da Dengo possuem bem menos açúcar e mais cacau do que os chocolates comuns. O açúcar utilizado é orgânico e nenhum dos produtos contém conservantes, aditivos químicos ou gordura hidrogenada.
Achei a oferta de produtos bem diversa e fora do comum. Tem até chá e cervejas feitos com cacau. Um dos best-sellers da marca são as pepitas, amêndoas de cacau torradas e cobertas de chocolate, especiarias, açúcar mascavo, entre outros ingredientes. A Dengo só utiliza ingredientes que são produzidos no Brasil, então as avelãs, por exemplo, são substituídas por castanhas do pará ou de caju.
A marca tem seus pilares construídos no conceito de sustentabilidade e responsabilidade social. Eles promovem uma rede de pequenos e médios produtores de cacau e café através do acompanhamento do cultivo dos grãos do começo ao fim e do compartilhamento de parte dos lucros com esses produtores. Assim, além de terem maior controle sobre a qualidade, podem oferecer um preço mais justo pela matéria prima.
Em termos de sustentabilidade, além de ter uma produção socialmente responsável e não predatória da natureza, a Dengo tem entre seus princípios, utilizar o mínimo de embalagem possível. Por isso, todos os produtos da loja são vendidos a granel e embalados apenas nas embalagens estritamente necessárias para o transporte e conservação.
A marca vende seus produtos online através de site próprio, e já conta com três lojas físicas em São Paulo e uma no Rio de Janeiro. Tá ai uma marca com um belo potencial de expansão: o branding é excelente, o produto de qualidade altíssima, com princípios super atuais e o atendimento impecável.
Que outras marcas brasileiras você conhece que estão mostrando potencial através de produtos e/ou conceitos inovadores? Me conta nos comentários!