Celsious Social: lavanderias self-service
Quem nunca viu as tradicionais lavanderias self-service dos EUA ao vivo, com certeza já assistiu alguma cena de filme ou série em um desses espaços - locais de encontros desencontros, romances e afins. Não é à toa. Afinal, fazem parte do dia a dia, principalmente dos moradores das grandes cidades americanas.
Apesar de serem parte importante na lista de tarefas do cotidiano dos norte-americanos (que normalmente não têm espaço em casa para máquinas de lavar), as lavanderias não costumam ser locais muito agradáveis ou convidativos de ficar - especialmente quando se precisa passar uma boa hora esperando até as roupas terminem de lavar e secar.
E foi exatamente nessa precariedade de serviço e ambiente das lavanderias self-service que as irmãs Corinna e Theresa Williams encontraram a oportunidade de empreender. Diretamente da Alemanha para Nova York, a dupla criou a lavanderia mais cool e sustentável da Big Apple, a Celsious Social.
Localizada no descolado bairro de Williamsburg, no Brooklyn, a Celsious Social transformou a ‘tarefa chata’ da semana, aquela que você está sempre procrastinando, em um momento agradável de relaxamento e convivência. Afinal, já que que esperar a máquina terminar o trabalho com as suas roupas ê preciso, porque não aproveitar para curtir um café com algum quitute feito com ingredientes orgânicos, conhecer novas pessoas, adiantar aquela leitura ou até garantir a sessão de yoga e meditação da semana?
E é exatamente essa a proposta da Celsious Social - revolucionar o tempo de espera na lavanderia, transformando em uma experiência relaxante. Além do ambiente agradável com café, área externa e espaço para eventos, a lavanderia oferece também serviços diferenciados e uma pegada mais sustentável.
A Celsious é equipada com as máquinas de lavar mais eficientes em economia de energia que existem no mercado, oferecem sabão orgânico incluso no preço da lavagem e utilizam apenas produtos 100% biodegradáveis com embalagens compostáveis. Tudo pensado para gerar o mínimo de impacto possível.
Em relação a serviço, todos os atendentes que trabalham na Celsious entendem de lavagem de roupas e estão sempre prontos para recomendar os melhores métodos e produtos para cada tipo de tecido, manchas e etc. Além da lavagem tradicional, por uma taxa extra é possível utilizar sabões especiais, fazer lavagens específicas para roupas brancas e até para as mais delicadas, entre uma série de outros serviços. A própria lavanderia tem uma linha de produtos orgânicos para vender e uma lojinha com itens que vão de tira-manchas, steamers e sacos de roupa suja à cremes e cosméticos, copos, garrafas térmicas, entre outros produtos orgânicos e sustentáveis.
Com a pandemia, a Celsious precisou suspender a modalidade self-service e permanência na lavanderia e adaptar a operação. Enquanto durar o distanciamento social, eles estão funcionando com sistema de drop off e pick up, você deixa as suas roupas em um dia e retira no outro - ou, dependendo do horário, pode até retirar no mesmo dia. O preço é cobrado por peso e tipo de serviço - existe uma taxa extra se quiser algum tipo de lavagem especial, aplicação de lavanda ou que as roupas já venham dobradas - e o pagamento feito online, o que agiliza o serviço.
Serviço especializado, sustentabilidade, ambientação agradável e criação se senso de comunidade e oportunidade de socialização em uma sociedade cada vez mais conectada e isolada. A proposta da Celsious Social é pra mim a receita de sucesso dos “negócios do futuro”, aquele espaço que efetivamente justifica a saída de casa. Acho inclusive o modelo de negócio bem pouco explorado aqui no Brasil. Em uma cidade como São Paulo, por exemplo, onde os apartamentos estão cada vez menores e a disponibilidade de serviço doméstico mais escassa, ter uma lavanderia self-service como a Celsious pode ser uma boa aposta. Fica aqui a dica para quem quiser se aventurar!