Olá.

Seja bem vindo ao mundo do varejo. Aqui você encontra ideias, inspirações e as últimas tendências do mercado.

Suitsupply: transformando o mercado de moda masculina

Suitsupply: transformando o mercado de moda masculina

A loja de hoje é o exemplo perfeito de tudo que discutimos aqui sobre varejo do futuro: experiência omnichannel, operação vertical, direct to consumer, sustentabilidade, qualidade, propósito e por aí vai.

Fundada em 2000 pelo holandês Fokke de Jong, a Suitsupply foi uma das pioneiras no mercado de marcas digitais direct to consumer. Com um ano de operação, a marca de roupas de luxo masculinas já ganhava status de omnichannel com sua primeira loja física - um espaço para oferecer serviços de alfaiate e pickup in store aos clientes.

suitsupply-new-york

Com clientes estrelados como Bruno Mars e Leonardo Di Caprio, a Suitsupply se destaca pelos produtos de alta qualidade e preços competitivos - os tecidos são importados da Itália de alguns dos fornecedores das melhores marcas de luxo do mundo. Os ternos, por exemplo, custam entre U$400 e U$900, camisas a partir de U$90 e calças a partir de U$150 - valores justificados pela operação DTC, que corta custos no processo de produção permitindo assim a manutenção da alta qualidade dos produtos.

suitsupply-new-york
suitsupply-new-york

Além do modelo de negócio, produto de qualidade e preços justos, a Suitsupply ainda tem um posicionamento de marca super forte. A máxima “don’t just fit in, find your own perfect fit” (algo como: não se adapte, encontre sua própria forma perfeita) é seguida em todos os âmbitos da empresa, dos produtos ao marketing, garantindo assim imagem e comunicação consistentes - fator essencial na construção de uma marca.

suitsupply-new-york
suitsupply-new-york

A confiança no produto e no serviço é tanta que a empresa aposta no destination model na hora de escolher a localização das lojas físicas. Em outras palavras, quando se investe no produto e na qualidade, as pessoas vão até você - não é preciso gastar fortunas nos locais mais concorridos e mainstream das principais capitais do mundo. Vale dizer também que a marca faz jus à classificação de “destino de compra”' - além do visual merchandising incrível, o atendimento, serviços personalizados e experiência omnichannel são impecáveis. É possível ajustar suas roupas, reformar peças antigas, criar um terno personalizado escolhendo desde o tecido até os botões e iniciais bordadas. Isso sem falar na transição sem atritos do online para o offline.

suitsupply-new-york

Não é à toa que a Suitsupply já conta com mais de 100 lojas espalhadas pelo mundo, sendo 37 apenas nos EUA. A marca também é sucesso absoluto na China - o novo approach à alfaiataria masculina oferecendo uma variedade incrível de estilos que fogem do óbvio, aliada à modelagem perfeita está entre os segredos.

suitsupply-new-york

Criadores do terno mais leve do mundo, a marca também garante que a sustentabilidade sempre esteve no core da empresa - não é considerado um upgrade, mas parte integral do produto. É incrível pensar que eles já tinham essa visão em 2000, quando a pauta das marcas com propósito ainda engatinhava. A prova da real preocupação da Suitsupply com a causa do meio ambiente pode ser observada na operação do começo ao fim.

suitsupply-new-york
suitsupply-new-york

Tudo começa com o desenvolvimento e criação de produtos de alta qualidade e que duram por muito tempo. Além disso, a vida útil das peças é prolongada através dos serviços de alfaiate e consertos oferecidos nas lojas. Já o estoque segue um sistema de otimização e inteligência, sendo distribuído entre os pontos de venda conforme a demanda. Por fim, a Suitsupply não trabalha com promoções ou descontos - as coleções antigas são vendidas em outlets e as peças que não vendem são recicladas e ressignificadas.

suitsupply-new-york

Gosto de observar como estamos passando por um momento de transição e adaptação do varejo - com gigantes como a Forever 21 falindo ao mesmo tempo que marcas novas crescem de forma exponencial. Cada vez mais chego a conclusão que as marcas do futuro são aquelas que investem em uma operação 360, que pensam cada etapa e se preocupam genuinamente em buscar um propósito que vá além do vender. Empresas como a Suitsupply mostram que o varejo não está morto e nem a moda, mas sim a forma como consumimos e nos relacionamos com as marcas.

Para refletir e aplicar! Compartilhem seus pensamentos sobre o assunto nos comentários.

Riachuelo Shopping Morumbi e as novas tecnologias do varejo

Riachuelo Shopping Morumbi e as novas tecnologias do varejo

Estrela Beauty e o mercado de maquiagem para crianças

Estrela Beauty e o mercado de maquiagem para crianças