Nudie Jeans: reduzir, reutilizar e reciclar
Sustentabilidade.
Eis esta palavra por aqui de novo. Coincidência ou tendência?
Segundo Rony Rodrigues em prefácio para o livro "Moda com Propósito", de André Carvalhal:
"Será preciso resgatar os valores humanos das empresas: propósito será o principal conector entre marca e público".
Serão as marcas e empresas que priorizam a sustentabilidade em seus produtos e ações, o futuro do varejo? Quão dispostos estão os consumidores em investir mais, reciclar mais e consumir menos?
As respostas precisas aparecerão com o tempo. Enquanto isso observamos tendências e comportamentos. Ficamos de olho nas marcas que vem surgindo com novas propostas e formas de pensar.
Marcas como a sueca Nudie Jeans, nosso tópico da semana.
A Nudie Jeans surgiu em 2001, na Suécia, com a proposta de ser uma marca unissex especializada em jeans. Até ai nenhuma novidade.
O diferencial da Nudie, porém, está em seus valores, ou propósitos, voltando à frase citada acima. A marca tem como princípio os 3Rs da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar, tendo como principal objetivo oferecer ao consumidor produtos e práticas que sigam esta proposta.
Todos os jeans da Nudie são feitos de algodão 100% orgânico. Pra quem não sabe, o algodão é uma das matérias primas que mais consomem água e poluem o meio ambiente. De acordo com o site da marca, o algodão orgânico consome 91% menos água, reduz em 70% a acidificação do solo e tem 46% menos potencial de aquecimento global, do que o algodão comum.
Inclusive, no começo, a fundadora da Nudie conta da dificuldade que havia em encontrar fornecedores de algodão orgânico que vendessem em quantidades menores para pequenas empresas. Hoje, a produção da Nudie permite que diversas outras empresas possam comprar a matéria prima em quantidades reduzidas.
Além do uso do algodão orgânico, outro grande foco da Nudie Jeans é a responsabilidade social e produção transparente. A marca defende e sugere hábitos de consumo sustentáveis aos seus clientes. Isso mesmo, uma marca que fala: invista em qualidade, consuma menos, reutilize o que você já possui.
Para tanto, a Nudie oferece serviços de conserto grátis em suas lojas próprias, revenda de produtos de segunda mão e reciclagem de produtos usados. Pra quem não mora perto de alguma das lojas da marca, existe ainda a opção de receber um "kit conserto", com materiais e instruções sobre como fazer pequenos reparos ao seu jeans.
Se já estiver "cansado" do seu velho jeans, basta levar a peça a uma das lojas e receber 20% de desconto na compra de um novo. Os jeans usados podem ter dois destinos na Nudie: a área de revenda de produtos usados ou a reciclagem. De tempos em tempos eles criam produtos exclusivos e de produção limitada feitos de jeans reciclado, como banquinhos, tapetes e acessórios.
Em relação a responsabilidade social e produção transparente, a Nudie Jeans trabalha com um número limitado de fornecedores e realiza auditorias constantes nas fábricas. A marca é membro da Fair Wear Foundation, organização de suporte a condições de trabalho justas na indústria têxtil, da Textile Exchange, organização de suporte a produção de algodão orgânico e a Chetna Coalition, também relacionada a produção do algodão.
Além dos relatórios disponíveis no site da marca, o cliente da Nudie ainda tem acesso a um guia de produção, que mostra aonde cada peça foi produzida e sob quais condições de trabalho e sustentabilidade.
"Mantenha as roupas vivas para podermos reduzir o consumo", é o mote da Nudie que ainda por cima encoraja os clientes a não lavarem seus jeans por um período mínimo de 6 meses.
E ai, o que você acha do crescimento de marcas sustentáveis como a Nudie? Será esta apenas mais uma tendência de varejo passageira ou a prova de uma mudança de mentalidade da nova geração de consumidores?
Deixem seus comentários!