Olá.

Seja bem vindo ao mundo do varejo. Aqui você encontra ideias, inspirações e as últimas tendências do mercado.

DECIEM The Abnormal Beauty Company a nova geração de produtos de beleza

DECIEM The Abnormal Beauty Company a nova geração de produtos de beleza

Unir função, design, autenticidade e oferecer produtos de beleza nunca visto antes, eis a missão da canadense DECIEM, The Abnormal Beauty Company. O nome DECIEM vem do princípio da marca de que, na verdade, fazer 10 coisas ao mesmo tempo pode funcionar, ao contrário do que dizem. Já deu para notar que essa não é uma empresa comum?

deciem-abnormal-beauty-company

A DECIEM, fundada em 2013, é na verdade uma espécie de conglomerado de marcas de beleza. Ao invés de simplesmente dividir os produtos por nomes e funções, eles dividiram os produtos por marcas (são mais de 10), cada uma com uma especialidade e identidade visual diferente. A lógica aqui é: se todas essas marcas fossem existir individualmente, elas provavelmente não se sustentariam, então porque não unir a estrutura comum para criar marcas independentes?

deciem-the-abnormal-beauty-company
deciem-the-abnormal-beauty-company

Como medida do crescimento da empresa, para vocês terem uma ideia, de 2013 pra cá, eles foram da venda de um único produto disponível em um mercado, para mais de 50 produtos disponíveis em 15 mercados diferentes e entrega mundial. A DECIEM já conta com lojas próprias nos EUA, Canadá, Austrália, México e Reino Unido, além das lojas multimarcas que vendem os produtos deles em outros países.

deciem-the-abnormal-beauty-company

Eu particularmente ainda não testei nenhum dos produtos das marcas da DECIEM, mas vários já se tornaram best-sellers nas suas respectivas categorias e vivem esgotados no site. Aliás, esse pode ser um defeito da marca: não ter vários produtos disponíveis para compra. Das duas uma, ou eles realmente estão vendendo além da capacidade de produção, ou é uma estratégia pensada para criar um senso de urgência e exclusividade. Fica aqui a questão.

Problemas de produção a parte, o que eu gostaria de destacar sobre a DECIEM é a comunicação. O trabalho de marketing e branding deles é realmente notável e super direcionado para as novas gerações. Primeiro de tudo, o fundador da marca, Brandon Truaxe, é uma figura única e efetivamente se coloca como o rosto da empresa. Recentemente ele trocou a própria denominação de CEO para "Worker", porque segundo ele, "pessoas responsáveis não precisam de um CEO". Vale dar uma olhada na página institucional deles.

deciem-the-abnormal-beauty-company

Autenticidade e transparência são as palavras-chave da DECIEM. O Instagram deles é cheio de vídeos do próprio Brandon anunciando novas decisões da empresa e compartilhando novidades, inspiração e histórias pessoais. Várias vezes ele inclusive promete coisas aos clientes pela rede social e anuncia a decisão para os funcionários por lá mesmo. Como quando ele anunciou a descontinuidade de um produto e 'mandou' a equipe dele passar a vender as últimas unidades com um desconto de 70%. 

De acordo com a empresa, "qualidade, hoje em dia, significa ser autêntico, diferente, funcional, bonito e sensitivo com preços, inclusive para as pessoas ricas." Os preços dos produtos da DECIEM realmente são bem honestos e condizem com sua complexidade, função e característica da marca a qual pertencem.

deciem-the-abnormal-beauty-company
deciem-the-abnormal-beauty-company

Não deixem de entrar no site da DECIEM e olhar os sub-sites de cada uma das marcas. Note como a identidade visual, linguagem, apresentação e preços são completamente diferentes. Tem uma marca especializada em produtos para boa forma, com produtos como cremes que queimam gordura e suplementos de proteína, uma que só oferece tratamentos para o cabelo, uma focada em tratamentos para a pele, outra de maquiagens, outra de suplementos "mágicos" e por ai vai.

A descrição dos produtos é outro detalhe para observar no site da DECIEM.  Extremamente detalhadas, as descrições mostram cada um dos ingredientes, explicam a funcionalidade, o modo de usar e incluem até feedbacks de clientes e da mídia nas redes sociais sobre os produtos. Além disso, a empresa não faz testes em animais e não utiliza aditivos químicos prejudiciais a saúde, deixando bem claro tudo o que o produto contém e não contém.

deciem-the-abnormal-beauty-company

Ainda para ilustrar a estratégia de comunicação da marca, em 2017 eles receberam um investimento da Estée Lauder, notícia recebida pelos clientes como uma possível ameaça à qualidade dos produtos e transparência da marca. Como resposta, o CEO, ou melhor, Worker da DECIEM, Brandon Truaxe, escreveu um comunicado oficial se comprometendo a não mudar os princípios da empresa, a fórmula dos produtos e nem os preços.

deciem-the-abnormal-beauty-company

Enfim, a DECIEM é uma empresa para ser estudada de diversos ângulos, tanto pelos modos de distribuição, quanto pelos produtos, comunicação, visual merchandising das lojas, estratégia de marketing e por ai vai. Mas a essência é a capacidade da marca de capturar o espírito dos consumidores das novas gerações. Eles querem mais exclusividade, qualidade, preços justos, transparência na comunicação, conveniência no momento da compra e foco em sustentabilidade... 

Mais uma marca para nos espelharmos na hora de mudar e recriar o mercado do varejo. Me conta nos comentários o que você achou da DECIEM e o que achou de mais interessante na proposta da marca?

 

AMMA Chocolate: transformando a cultura brasileira em branding

AMMA Chocolate: transformando a cultura brasileira em branding

Mansur Gavriel e o poder das "it-bags"

Mansur Gavriel e o poder das "it-bags"